quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Palhaçada !! leiam

Prefeitura quer limitar skate em ladeiras

Após acabar com pista tradicional no Sumaré, prefeitura estuda criar pistas isoladas. Para Secretaria de Esportes, downhill é arriscado e não deve ser feito em ruas abertas.

A Prefeitura de São Paulo pretende limitar a descida de ladeiras com skates, prática conhecida como downhill, na cidade. A intenção da Secretaria de Esportes Municipal é criar um espaço exclusivo e tirar o esporte das ruas da cidade.

"Para essa modalidade há algumas impossibilidades. Quando se esta cruzando uma rua com o skate ou passando em frente a uma residência, há riscos. Não fugimos de trazer o esporte para cidade, mas o skate na ladeira traz algumas particularidades", defende Thiago Lobo, assessor técnico da Secretaria de Esportes indicado pelo secretário Walter Feldman para tratar da questão.

A polêmica sobre o downhill começou com as barreiras instaladas na Ladeira do Alves, a rua ao lado da Praça Horácio Sabino, no Sumaré. Em julho, a Subprefeitura de Pinheiros arrancou trechos do asfalto e deixou paralelepípedos à mostra, impossibilitando a prática do skate de ladeira.

"Estamos tentando criar uma nova área. Eles não aceitam sair dali, mas estamos procurando outras ladeiras. Fui visitar alguns espaços em Santana e no Morumbi, mas é difícil. Normalmente são ruas residenciais ou avenidas. Aí não dá", diz Lobo. Para ele, a solução é isolar os praticantes. "Estudamos até criar uma ladeira, asfaltar e isolar só para a prática. Se for uma área fechada não há risco de atropelamentos, não incomoda morador", defende o assessor.

Carros x skates

Edson Scander, diretor de esportes da Confederação Brasileira de Skate, reconhece que o skate em ladeiras onde há carros oferece riscos, mas questiona a lógica de se retirar o esporte e não os automóveis. "Existe um problema de trânsito, descer ladeira com a movimentação de automóveis é perigoso, mas o poder público deveria fechar as ruas nos fins de semana e feriado e não tirar o skate. A cidade deveria ter mais ruas de lazer."

Para ele, o fim da prática na Ladeira do Alves já prejudica bastante o esporte na cidade porque o local era uma pista "fácil de descer" devido à angulação e à largura. "Qualquer pessoa que estivesse iniciando no esporte poderia descer. E quem pratica tem costume de usar equipamento de proteção", afirma.

2 comentários:

clair disse...

Palhaçada é poco, ja temos poucas opçoes de lazer e pratica de esportes no interior do Rio, se essa moda pega mesmo qq eu vo fazer com minha carga de adranalina q ja ta baixinha fora do normal? Ja sofremos a muito tempo com esse preconceito q skate é coisa de maluco desocupado, nao é nao,na medida do possivel, ate onde o dinheiro permite, usamos EPI's, confesso q nao é o melhor mas fazemor o q podemos, nunca em vias cheias de obstaculos como carro ou pedestres, nao bricamos de "Roleta Russa" com nossas vidas mesmo pq ja são muitas as variaveis para o acidente, odeio me ralar, a "vaca" é feia,portanpo,nao so maluco nem bandido nem atoa, trabalho "corro atras" e pago todos os impostos (q nao sao poucos) como qualquer outro, sou um cidadao e tenho o direito de escolha no laser ou esporte q pratico,PORQUE NAO PROIBEM A CORRUPÇAO NA POLITICA,o pais iria lucrar muito + e poberia investir en centros de esporte e laser e eu paro de andar na rua (e meu sonho acabo).Eu desejo "LONGBOARD NA VEIA DOS IRMAOS".

Papel disse...

Babylon System